A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade de São Paulo (USP) publicou em 4 de fevereiro de 2026 a 3ª edição do Guia de Boas Práticas Científicas, um documento de referência para pesquisadores, docentes e estudantes com o objetivo de fortalecer a conduta ética e a qualidade da produção acadêmica na instituição.

Nesta edição atualizada, o manual destaca 3 pontos essenciais na execução da pesquisa cientifica:

  • Ética e integridade: enfatiza a importância da honestidade, do rigor metodológico no planejamento, na execução e na divulgação dos resultados, com foco em prevenir condutas inadequadas e assegurar padrões de excelência e transparência reconhecidos internacionalmente.
  • Ambiência científica: introduz orientações sobre o ambiente de pesquisa, enfatizando relações de respeito entre os membros da comunidade, segurança em laboratórios e a promoção de um espaço acolhedor, diverso e que favoreça o bem-estar coletivo.
  • Inteligência Artificial (IA): pela primeira vez, o guia dedica um segmento ao uso de IA na produção acadêmica, recomendando que ferramentas de IA sejam utilizadas de forma transparente, com declaração explícita de sua aplicação e sem substituir a responsabilidade intelectual dos autores.

O Guia de Boas Práticas Científicas está disponível gratuitamente ao público e pode ser acessado na íntegra no site da PRPI da USP.


Fonte: USP - Faculdade de Odontologia
Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial e revisado pelo autor.
Confira nossa Política de Uso de IA.


Deseja divulgar a sua revista científica ou notícia gratuitamente no Periódico Eletrônico? Envie um email para

Assine nossa newsletter

Nossa newsletter agora está no Substack e você pode se inscrever gratuitamente para recebê-la diretamente em seu email, ler no app e acessar todo o conteúdo do ecossistema Peletron!

Assinar gratuitamente


Compartilhe!